Aramaçan inaugura nova pista de atletismo

O Clube Atlético Aramaçan inaugurou sua nova pista de atletismo no dia 14 de julho. Considerada uma das mais modernas e com total infraestrutura para sediar diversas competições, trata-se da primeira pista sintética de padrões profissionais de atletismo de Santo André.

Participaram do evento o presidente do Clube, Sidenei Matrone, a velocista paralímpica, Verônica Hipólito, o atleta olímpico de bobsled, Edson Bindilatti (ambos associados do CAA), entre outras autoridades aramaceanas.

A pista é do modelo Top High Performance e possui 360 metros de extensão. O piso é composto de poliuretano, borracha (SBR) e agentes minerais. Sua superfície é antiderrapante e com amortecimento adequado para os atletas de acordo com as normas e especificações técnicas da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e da IAAF(Associação Internacional de Federações de Atletismo).

Segundo o presidente Sidenei Matrone, o Aramaçan sempre esteve na vanguarda do esporte da região e foi o primeiro Clube do ABC a ter uma pista exclusiva para o atletismo, inaugurada no ano de 1933. A pista era arborizada com Figueiras Benjamin para produzir sombra nos atletas e muitas delas existem até hoje próximas a sua portaria.

O clube andreense possui um rico histórico de atletas que já passaram por suas pistas. Um deles é Walter da Silva Reino, que já participou de mais de 20 corridas de São Silvestre, tendo conquistado diversos títulos do atletismo master.

Outra atleta consagrada é a velocista Verônica Hipólito, campeã mundial nos 200m rasos e vice-campeã mundial nos 100m no Mundial de Atletismo Paralímpico de Lyon, em 2013; campeã sul-americana nos 100m, 200m e salto em distância, e campeã dos Jogos Parapanamericanos de Toronto (2015) nos 100m, 200m, 400m; além de prata (100m T38) e um bronze (400m T38) na Paralimpíada do Rio de Janeiro em 2016.