O Aramaçan realizou no dia 19 de outubro, quarta-feira no Centro Cultural um curso de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho para os funcionários da manutenção e limpeza.
O técnico em segurança do trabalho Euclides Antônio da Costa abordou diversos temas de suma importância para que se evite acidentes como: o uso correto dos EPIs (equipamento de proteção individual), as atribuições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e os riscos químicos, ergonômicos e biológicos em cada área de atuação.
As responsabilidades das empresas e dos funcionários foram abordadas por Euclides: “Um dos fatores que aumentam a possibilidade de acidentes no ambiente laboral são as negligências, tanto dos funcionários, que por diversas razões não usam corretamente o EPI, como da chefia, que muitas vezes não exige seu uso. Outro exemplo que posso citar como uma negligência é a falta de sinalização ou o armazenamento de ferramentas de forma inadequada, que pode colocar em risco a sua saúde e de seus colegas de trabalho”, finalizou.
Reportagem, foto e edição: Peter Suzano