Para celebrar o Dia da Consciência Negra tivemos o tradicional jogo de futebol Preto x Branco, no Campo Ramires. A partida aconteceu no domingo, 20 de novembro, dia em que a data é comemorada.
O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil desde 20 de novembro de 2003, quando foi incluído no calendário escolar nacional. Foi instituído oficialmente como feriado no país em 2011 por meio de uma lei (12.519) sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff.
Apesar da lei, é feriado em somente em 1.260 cidades brasileiras, incluindo Santo André, onde as Câmaras locais aprovaram leis regulamentando a decisão. Recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que torna o Dia Nacional da Consciência Negra feriado nacional. A decisão ainda tem de passar pela Câmara Federal e ser sancionada pelo presidente da República.
A luta de Zumbi dos Palmares é lembrada no Dia Nacional da Consciência Negra para conscientizar a população negra e da sociedade em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento que o povo negro viveu, e vive, no Brasil desde a colonização.
Além disso, também se debate na data a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com sua influência no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.
Reportagem: Ramon de Castro
Edição: Peter Suzano