A prática do Voleibol no Aramaçan

Na década de 40 o Voleibol Aramaçan começa a fazer parte da história do Clube e da cidade de Santo André.  Em pesquisa conjunta, Antonio Carlos Rizzo e Paschoalino Assumpção revelam que o Vôlei começou como uma recreação em Santo André, numa iniciativa das famílias Poli e Imparato. Os jogos eram realizados ao ar livre e a primeira delegação forte da cidade na modalidade é formada em 1948 para participar dos Jogos Abertos do Interior disputados em Santos.

Entre os jogadores, vários eram sócios do Aramaçan. Os primeiros praticantes estão Avelino Benedicto Poli, Mario Granziera, Roberto Poli, irmãos Imparato (Hennio, Ivo e Dario), Alberto Bandeira e Pedro Favalli, que jogava Voleibol pelo Juventus e depois integrou-se também ao Aramaçan.

A partir da década de 50, é formada a equipe masculina do Clube que começa a participar de campeonatos. Entre eles estão, em 1951, a vitória contra o Corinthians Paulista por 3 sets a 0, consagrando-se campeão do torneio em preparação da Segunda Divisão da Federação Paulista de Voleibol. São campeões: Alberto Borghesi, Joaquim A. Figueiredo, Lázaro Azevedo Pinto, Estefano Estoniow (ou Stoianos), Roque Isoppo, Renato Guazzelli, Nelson De Laura, J. Geraldo, Alberto Guazzelli, Geraldo Luiz Conceição, Oswaldo Carachioli e Luiz Guazzelli, no comando do técnico Lourenço De Nucci. Em 1953, a equipe representa Santo André nos Jogos Abertos do Interior. Em 1969, o troféu Bandeirantes.

Em 1972, a base da Seleção Brasileira de Voleibol, categoria juvenil, é o elenco do Aramaçan. Dois títulos ao longo de 1972 demonstram a força do grupo: campeã paulista e sul-americana.

Em 1994, acontece o 1º Torneio de Interclubes com o time masculino ganhando em primeiro lugar entre as equipes A.D.C Rhodia e Papaiz. Além dos títulos, outros atletas que fizeram sucesso no esporte tiveram as suas origens no Aramaçan: Jurandir Alcântara, José Carlos Brunoro (convidados para dirigir o Colegiado de Voleibol e organizar o campeonato interno), Lázaro Azevedo Pinto, Décio Cattaruzzi, Maria Cristina Serrano, William Carvalho da Silva, Antônio Carlos Moreno, Luciana Pietro, Ciça, que são lembrados até hoje pelos sócios do Clube.

Como não poderia fica de fora, o Vôlei feminino com o seu início em 1954, conta com um dos pilares de sua conquista: o técnico Danilo Cassinelli Moreira, contratado no início do ano. No feminino, a história foi marcada pela conquista do Campeonato Paulista de 1954. Além desta, outras conquistas notórias: em 1958 a equipe exibe-se em São José dos Campos frente ao Centro Técnico da Aeronática. Trinta e um atletas formam a delegação, chefiada por Rodolfo Sprigmann, outro gigante na história do clube. Apesar da derrota do time masculino, o feminino consegue a sua vitória. Em 1962, o Aramaçan torna-se vice-campeão do ABC. As vice-campeãs: Ana, Vlasta, Eni, Mata, Lúcia, Hana e Angelina.

Atualmente, o Clube realiza jogos de Campeonatos Internos e Externos no Ginásio e na quadra de areia das equipes masculinas, femininas e misto além das aulas oferecidas. Além disso, o Clube participa da Liga Interclubes de Voleibol Feminino do ABC. Acompanhe as partidas pelo calendário disponível no site e pelo aplicativo do Clube. Mais informações no Depto. de Esportes: Tel.: 4972-8200 Ramal: 8227.

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta