O Torneio de Pesca e Arremesso – Eduardo Alves Duarte

Pelo desejo de muitos associados pela pesca, a prática passou a ser realizada no clube principalmente, em rios, represas e lagos da região, e por pesca de arremesso na praia. A pescaria ganha maior notoriedade no evento turístico e esportivo e, em 1969 surge a primeira gincana de Pesca do Aramaçan por iniciativa de Eduardo Alves Duarte, na praia de Itaguaré, município de Bertioga.

Em poucos anos, já com o nome de Torneio de Pesca de Arremesso, com novo local, na divisa entre Bertioga e Boraceia o lugar ganha boa estrutura com a abertura de bares, quitandas, restaurantes, farmácia, pousadas e outros tipos de comércio. As prefeituras de Boraceia e Bertioga incluem o evento em seu calendário turístico e colaborando com melhor estrutura para a realização do Torneio. Ao mesmo tempo, o evento passa a ser supervisionado pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, fazendo parte, também, do calendário da entidade. É importante ressaltar que a Confederação Brasileira de Pesca de Arremesso considerou o nosso torneio como o maior do mundo em número de participantes.

No início, o evento reunia somente pescadores. Por ser aberto a não associados participavam equipes da região, de diversos municípios paulistas, estados e até países como Argentina, Uruguai e Paraguai. Ao decorrer dos anos, com o nível de estrutura da montagem das barracas, fez com que surgisse a ideia de premiar entre as equipes a barraca mais criativa, o uniforme dos pescadores e dos não pescadores e a originalidade do acampamento como um todo. Os coordenadores das equipes de alegoria passavam meses que antecediam a Pescaria planejando e desenvolvendo toda logística de participação; desde o tema da barraca, uniformes, gastronomia, transporte e animação que muitas vezes incluía a apresentação de grupos musicais.

A partir de 2005 com o falecimento do fundador do Torneio de Pesca de Lançamento, o evento passa a denominar “Torneio de Pesca Eduardo Alves Duarte”. Devido ao seu sucesso, o evento passa a ser realizado anualmente, mantendo a pesca como parte do Calendário Esportivo do Aramaçan, salvo algumas interrupções.

Participe da melhor prova de pesca de arremesso de São Paulo! A ficha de inscrição está disponibilizada no site www.aramacan.com.br e mais informações podem ser obtidas no Departamento de Esportes por meio do telefone (11) 4972-8200 Ramal 8227.

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta