Durante o mês de outubro o Clube Atlético Aramaçan promoveu uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Foram ministradas palestras educativas, aulas temática entre outras atividades especiais para associadas e funcionárias do Clube.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os casos que afetam o sexo feminino. A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver o câncer de mama. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados hábitos saudáveis.
Estar atenta ao próprio corpo é também fundamental na prevenção da doença, por isto o autoexame é um grande aliado auxiliando no diagnóstico precoce principalmente o intervalo entre os exames de mamografia. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar a doença muito antes da pessoa ter sintomas, melhorando substancialmente a probabilidade de cura.
Existem sete tipos de câncer de mama: Carcinoma ductal in situ, câncer de mama invasivo, câncer de mama triplo negativo, câncer de mama inflamatório, doença de paget, angiossarcoma e tumor filoide. Todos eles possuem boa possibilidade de cura, por isto a importância do diagnóstico precoce, que além de auxiliar o médico a decidir o tipo de tratamento, impede que a doença se espalhe por outras áreas do corpo.
Abaixo disponibilizaremos alguns links com informações mais completas sobre a doença.
Cuide-se e faça o autoexame!
Links úteis:
Instituto Nacional do Câncer, Inca
Vida Saudável do Hospital Albert Einsten
Cartilha Vamos Falar Sobre Isso? do INCA
Reportagem/edição: Peter Suzano
Com informações de: Ramon de Castro
Ilustração: Wagner Luiz
Veja também