As associadas Beatriz Siribeli Aurélio e Clara Siribeli Aurélio foram medalhistas no VII Campeonato Paulistano de Karate, realizado no dia 1º de abril na cidade de São Paulo.
Beatriz foi medalhista de prata e Clara de bronze no *Shiai Kumite Feminino, Categoria Junior até 59 quilos – 2º Kyu e acima. Os melhores resultados vieram no **Kata Junior Feminino – 2º Kyu Acima onde Clara ficou com vice-campeonato e Beatriz foi a campeã.
As atletas possuem lugar de destaque no Ranking da Federação Paulista de Karate na Categoria Junior Feminino. Clara lidera no Kata e é a segunda colocada no Kumite. Beatriz é a líder no Kumite e a terceira colocada no Kata.
Atletas começaram no esporte em 2015
Beatriz e Clara iniciaramno karatê em 2015, aos 9 anos para aprender defesa pessoal, com a Sensei Cíntia Yonamine no Pedro Dell´Antonia e posteriormente na academia do Dyun Kimura. “No ano seguinte começamos a competir e nos apaixonamos ainda mais por essa arte marcial. Competimos na modalidade de Kata e Shiai Kumite individual e Kata em equipe. Hoje somos tricampeãs Paulistas e vice-campeãs Brasileiras. ”
No Aramaçan a dupla já jogou futebol e praticam musculação como complemento ao treino do Karate. O objetivo principal é manter uma boa qualidade de vida, saúde e controle emocional, além de melhorar cada vez mais nos campeonatos, com maior foco no Campeonato Brasileiro.
Nossas campeãs deixaram uma mensagem para as crianças do Aramaçan: “Não desistam de seus sonhos, por mais difíceis que pareçam ser. Sempre haverá alguma dificuldade, mas ver suas metas se realizando é muito gratificante e vale a pena. E não esquecer de serem fiéis aos seus princípios, porque, querendo ou não, o comportamento de um atleta acaba sendo “vitrine” para os jovens que vêm por aí. ”
Curiosidades sobre o Karate
O que muita gente não sabe, é que o Karate não é apenas luta. Além do Shiai Kumite, que é o combate corpo a corpo, há também o Kata, uma luta imaginária.
“Sabe aqueles filmes de artes marciais que vemos na TV, quando as personagens lutam entre si? Eles são um exemplo de Bunkai, que faz parte do Kata em equipe. Após a demonstração do Kata, a equipe realiza o Bunkai, que é o conjunto de técnicas de defesa e ataque, junto com quedas, que são as finalizações. Cada Bunkai varia de acordo com o Kata realizado e com o que os atletas gostam, sendo sempre inédito e emocionante. ”, explicou Bia.
*Shiai Kumite – Chamado de “a arte do combate”. Dois lutadores se enfrentam na área de competição de 8 metros quadrados, designado por tatame. Os combates têm três minutos para os homens e dois minutos para as mulheres. Este estilo ficou conhecido pelo filme “Karate Kid” de 1984.
**Kata – sequência de movimentos e técnicas de ataque e defesa que tem como objetivo passar ao aluno o aprendizado mais aprofundado da arte aliado a experiência de luta. Também é conhecido como “balé da morte”. Antes do advento do Karatê moderno a arte marcial era ensinada somente pela prática do Kata.
Reportagem/edição: Peter Suzano
Foto: Acervo Aramaçan