Henrique Benko, 17 anos, associado do Clube Atlético Aramaçan, iniciou sua trajetória no futebol ainda cedo. Com apenas 6 anos, começou a participar dos campeonatos internos e também defendeu a seleção do CAA em torneios externos. Após se destacar no Aramaçan, passou por equipes tradicionais do futebol brasileiro como Guarani, Audax e Flamengo, até retornar ao Audax Osasco, onde brilhou antes de partir para o exterior.
Em agosto, Benko assinou contrato de três anos com o Pafos, clube do Chipre, onde reforçará o time sub-19 na disputa da pré-Champions League sub-19, a Liga Jovem da UEFA, competindo contra gigantes do futebol mundial como Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Liverpool, Milan, Juventus, Paris Saint-Germain, entre outros.

Henrique, de camiseta verde, começou nos campeonatos internos do Aramaçan aos 6 anos
“O Aramaçan ajudou muito na socialização do Henrique, porque ele era muito tímido”, comenta sua mãe, Virginia. “No Dente de Leite, ele começou como zagueiro, passou por lateral, atacante, e hoje joga no meio-campo. Os técnicos, como o Alexandre (atualmente Gerente de Esportes do Menor) sempre deram muita atenção e contribuíram para o crescimento dele como pessoa e como jogador. Quando ele passou pelo Guarani e Audax, muitos não acreditavam que sua base era apenas no Aramaçan, porque ele se destacava mais que os outros”.
O pai de Henrique, Luiz Américo Benko, compartilha o orgulho da jornada do filho: “Eu também joguei no Dente de Leite do Aramaçan e sempre sonhei que meu filho jogasse nos campeonatos do Clube. Nunca imaginamos que essa ‘brincadeira’ pudesse se tornar algo tão grande. Tudo o que ele conquistou no futebol deve muito ao Aramaçan. Sou muito grato ao Clube, pois minha vida e meus amigos giram em torno dele”.

Heloísa e Henrique começaram cedo no futebol do CAA
A irmã de Benko, Heloisa, que também segue na carreira de futebol e começou no DL do CAA, fala sobre a importância do CAA: “O Aramaçan foi muito importante para mim e para o meu irmão. Crescemos dentro do Clube, participando dos treinos e campeonatos desde cedo. Ele foi a base para o crescimento do Henrique, tanto como atleta quanto como pessoa”.
Henrique Benko é mais um talento revelado pelo Aramaçan, e seu caminho promissor no futebol europeu é motivo de orgulho para toda família aramaceana.
Por Ramon de Castro, jornalista do CAA.