Novembro Azul no Aramaçan

Publicado em: 01 de de 2021

Alunos da hidroginástica na aula especial do Novembro Azul do Aramaçan

Conscientização vai além do câncer de próstata

O Clube Atlético Aramaçan fez uma série de ações para promover o “Novembro Azul”, considerado o mês de conscientização para a prevenção do câncer de próstata. No dia 18, os alunos e professores do Fitness Center Aramaçan vestiram a cor azul durante as aulas. No dia 25, foi a vez da turma da Hidroginástica usar o azul, reforçando assim a importância do diagnóstico precoce.

Embora o câncer de próstata seja o mais comum entre os homens, responsável por 28,6% das mortes por neoplasias malignas segundo o Ministério da Saúde, existem outras enfermidades que merecem atenção masculina, como os tumores de bexiga, rins e intestino.  

Devido a este quadro, o Hospital A.C. Camargo Cancer Center, fundado em 1953 e referência no tratamento oncológico no Brasil, ampliou sua campanha “Novembro Azul”, para o mês de conscientização da saúde masculina.

Acessando seu site você encontra uma série de artigos científicos sobre o tema separados por categorias; prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para avaliar se existem alterações da glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, por isto a importância do exame. Procure sua unidade de saúde, faça o exame e previna-se.

Texto/Edição: Peter Suzano

Foto: Mariany Franco

VEJA TAMBÉM