Durante o mês de setembro, o Clube Atlético Aramaçan realizou postagens em nossas redes sociais destacando as atividades que auxiliam o bem-estar e a socialização dos associados. Essas ações fizeram parte da conscientização para a campanha nacional “Setembro Amarelo”.
Anualmente são registrados aproximadamente 12 mil suicídios no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, estimasse que este número seja ainda maior, devido a subnotificação dos casos. Diante desta triste realidade, desde 2015 a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina, CFM, e o Centro de Valorização da VIDA, CVV organizam nacionalmente o “Setembro Amarelo”.
O principal objetivo é conscientizar a população e fomentar ações efetivas para a prevenção de doenças que levem a pessoa ao suicídio, pois cerca de 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais como a depressão e a bipolaridade.
“Desde a sua criação, temos percebido o crescimento do engajamento da sociedade civil na campanha. Entendemos que só é possível trabalhar prevenção do suicídio por meio da conscientização da sociedade e consequentemente a quebra de preconceitos. A melhor maneira de se fazer isso é com a participação ativa da própria sociedade, seja de maneira organizada, em empresas, clubes, associações, escolas e demais, seja de forma individual.” Informou o CVV por meio de seu assessor de imprensa, André Lorenzetti.
O CVV, é uma das ONGs mais antigas do Brasil atuando no apoio emocional e na prevenção do suicídio através do telefone 188. Fundada em 1962 na cidade de São Paulo o CVV conta atualmente com cerca de 4 mil voluntários em mais de 120 postos.
O atendimento é realizado gratuitamente durante os 365 dias do ano, 24 horas por dia. As ligações são sigilosas e os voluntários do buscam ouvir aquele que busca apoio com respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio. Outras formas de contato podem ser conferidas no site: www.cvv.org.br, onde também é possível se informar sobre o posto do CVV mais próximo.
A ABP e o CFM lançaram duas cartilhas para informar a população de maneira responsável e com informações corretas sobre o tema: “Suicídio: Informando Para Previnir” , voltado a população geral e “Comportamento Suicida : Conhecer Para Previnir” exclusivo para os profissionais de imprensa.
Origens da Campanha Setembro Amarelo
Não é por acaso que setembro é considerado o mês mundial de prevenção ao suicídio. Tudo começou quando um jovem de 17 anos, Mike Emme cometeu suicídio sem que nem a família nem os amigos percebessem qualquer sinal de problemas psicológicos com o garoto.
No funeral seus amigos manufaturaram cartões e fitas amarelas, fazendo referência a cor do carro de Mike, um Mustang 1968. A mensagem era clara: “Se precisar, peça ajuda”. A ação se espalhou pelos Estados Unidos e diversos jovens passaram a usar cartões amarelos para pedir ajuda e a fita se tornou um símbolo.
Em 2003 a Organização Mundial de Saúde, OMS instituiu o dia 10 de setembro como o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”. No Brasil, aproveitando a data da OMS, institui-se em 2015 à campanha de prevenção e conscientização contra o suicídio “Setembro Amarelo”, fruto da parceria entre o ABP, CFM e o CVV.
Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado se envolveram na participação em todos os cantos do país. Monumentos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional em Brasília, o Estádio Beira Rio no Rio Grande do Sul e o Elevador Lacerda em Salvador se iluminam da cor amarela durante todo o mês. Clubes como Santos, Flamengo e Vitória da Bahia também se engajaram. Todas as pessoas podem se mobilizar usando uma fita amarela ou vestindo amarelo, e buscando informações confiáveis.
Reportagem: Peter Suzano