Pesquisar

Aramaçan promove diversos eventos no Outubro Rosa 2025

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os casos de neoplastias que afetam o sexo feminino, de acordo com o *INCA, Instituto Nacional do Câncer.

Devido a este alarmante quadro, durante o mês de outubro o Aramaçan realizou uma série de atividades voltadas para a conscientização e a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado do câncer de mama.

No dia 10, sexta-feira foi realizada a palestra ‘Medicina de Prevenção e Longevidade” com as médicas Alessandra Nabarro e Ana Ponceano. No período noturno, a palestra foi com o ginecologista e obstetra Pedro Awada.

Na terça, dia 14, tivemos uma aula especial de dança no Fitness Center, a com a professora Juliane. Nos dias 15 e 16, foi a vez dos alunos da Hidroginástica participar da campanha com aulas especiais. Também no dia 15, foi realizado um amistoso de futebol feminino no Campo Macário.

Dia 17, foi a vez do SABE, fazer sua caminhada do Outubro Rosa, que passou por todos os espaços do Clube e foi até o Largo 13 de Maio e dos amistosos de Boliche. No Fitness Center, tivemos uma aula de bike. Durante a semana de 13 a 18 de outubro, as turmas de Ballet e Jazz adulto do Aramaçan também se engajaram na Campanha Outubro Rosa do Clube.

No sábado, dia 18, tivemos o torneio de vôlei feminino. Dia 19 aconteceu o torneio interno de pickleball, que além dos jogos contou com uma palestra da Dra. Marli Araujo. Finalizando as atividades, os alunos da natação do Aramaçan realizaram na o “Desafio Rosa, Unidos por Saúde e Superação”.

Esporte é uma das formas de prevenção

A prática esportiva, atividade física e alimentação saudável, aliados a manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Cancer, INCA, cerca de 30% dos casos podem ser evitados, quando são adotados esses hábitos regularmente.

Além dos hábitos citados, mulheres de 50 a 69 anos devem estarem atentas ao próprio corpo e fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar a doença antes da pessoa ter sintomas.

Importante salientar que não há uma causa única para o câncer de mama, porém existem fatores de risco, tais como: obesidade e sobrepeso após a menopausa, consumo de bebida alcoólica, primeira gravidez após os 30 anos e histórico familiar são alguns dos fatores.

Para maiores informações acesse a página do Ministério da Sáude.

*Com informações do Instituto Nacional do Câncer, INCA.

Reportagem/fotos: Peter Suzano