O Clube Atlético Aramaçan através do Núcleo da Mulher Aramaçan participou do Agosto Lilás, mês de conscientização no combate a violência contra a mulher e ao feminicídio. A campanha foi lançada no dia 7 de agosto, pelo Ministério das Mulheres. A data é de extrema importância, pois comemora os 18 anos do sancionamento da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.
Dentre as ações realizadas pelo CAA, tivemos um concurso de fotografia exclusivo sobre o tema “Banco Vermelho”, além de postagens informativas em nossas redes sociais.
O objetivo principal do Agosto Lilás é conscientizar a população brasileira e dar visibilidade ao tema, ampliando a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além da divulgação dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncias.
A violência contra as mulheres acontece de diversas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e social.
Se você presenciar algum tipo de abuso ou violência contra a mulher, ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher. Neste canal você pode buscar ajuda, adquirir informações e fazer registro de denúncias.
O Clube Atlético Aramaçan apoia esta campanha.
Mulher, você não está sozinha!
Em caso de violência contra a mulher, ligue 180 🗣
Feminicídio no Brasil
Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio em 2023 – o maior registro desde a sanção da lei que tipifica o crime, em 2015. As agressões decorrentes de violência doméstica tiveram aumento de 9,8%, e totalizaram 258.941 casos. Houve alta também nas tentativas de feminicídio (7,2%, chegando a 2.797 vítimas) e nas tentativas de homicídio contra mulheres (8.372 casos no total, alta de 9,2%), além de registros de ameaças (16,5%), perseguição/stalking (34,5%), violência psicológica (33,8%) e estupro (6,5%).
*Com informações do Ministério da Mulheres
Texto: Peter Suzano
Arte: Wagner Silva