Maria Izabel Thomé Pires, a Bel, como é chamada pelos amigos possui uma longa história na natação.  Associada do Aramaçan desde 1983, é nadadora há mais de 30 anos.

Especializada nas maratonas aquáticas, provas realizadas em águas abertas como mar, rios e lagos, com mais de 10 quilômetros de extensão em sua maioria. “Minhas principais competições são em provas de Maratonas Aquáticas como o Campeonato Paulista Master, Rei e Rainha do Mar (RJ), Travessia dos Fortes (RJ), Fuga das Ilhas (SP), Volta do Parcel (SP), Aloha Spirit (SP/RJ) e Aquaman (SP). Atualmente, também participo de competições de piscina.”, disse.

A Travessia 14 Bis, realizada no Canal de Bertioga, litoral paulista é considerada a prova mais tradicional de ultramaratona aquática do Brasil, com 24 quilômetros de extensão. Nesta competição, Bel possui o recorde de participações: “No ano passado (2023) eu concluí minha 20ª Travessia 14 Bis. Sou a mulher que mais vezes concluiu esta prova.”

Para conquistar esse a marca, a atleta, que têm 67 anos, possui uma rotina pesada de treinamentos. “Meu treino é de terça a domingo. Faço de 3 a 6 quilômetros de natação por dia, aliado a musculação/fortalecimento duas vezes na semana e comecei a incluir caminhada na minha rotina.” Bel ainda complementa com nado na represa como preparação para provas de travessias em águas abertas.

A campeã elogia a estrutura do Aramaçan para o esporte. “A estrutura para natação no clube é excelente. Além de ótimos profissionais para orientar os treinamentos.”  Para os jovens aletas, ela deixa uma mensagem especial: “O esporte nos ajuda a ter disciplina, faz bem para o corpo e a mente. São os desafios da vida que nos impulsionam para frente e nos tornam melhores. Não desista!” finalizou.

Parabéns, Izabel por sua incrível jornada no esporte!

Confira mais fotos em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Reportagem: Peter Suzano

Fotos: Acervo Maria Izabel Thomé Pires