No domingo, 22 de setembro, aconteceu o Festival de Judô do Programa Aramaçan de Incentivo ao Esporte. O evento contou com a participação de 35 agremiações e reuniu mais de 800 judocas ao longo do dia. Cerca de 4 mil pessoas circularam pelo festival, que ofereceu momentos de emoção e celebração ao esporte.
O presidente do Aramaçan, Ruberlei Chaves, destacou a importância do festival para as famílias presentes: “A gente aqui reunido com tanta criança, tanta esperança de vida, fazer parte desse momento para as famílias que vêm participar é um orgulho muito grande.”
O vice-presidente de Esportes do Menor, Nélio Ricardo, lembrou do passado glorioso do judô no Aramaçan e destacou os planos de retomada: “Eu lembro que na década de 90 o Aramaçan era muito forte no judô, e agora estamos voltando para o cenário regional e logo também para o cenário nacional. Atualmente, o Aramaçan tem nomes de destaque no futebol, tem atleta na Paralimpíadas e acredito que logo também teremos judocas representando o Brasil.”
Gil de Carvalho, delegado da 9ª Delegacia Regional ABC da Federação Paulista de Judô, parabenizou a organização do evento e sua grandiosidade: “O festival de judô do Aramaçan está se consagrando como um dos maiores eventos da modalidade no Brasil. Gostaria de parabenizar toda a diretoria executiva do Aramaçan por nos proporcionar um dia especial como esse.”
Presente no evento, a ex-judoca Soraia André, que conquistou três medalhas nos Jogos Panamericanos e oito no Campeonato Panamericano de Judô, elogiou o espírito do festival: “Esse evento vai ficar consagrado como um dos melhores eventos humanizados do judô. Quando eu cheguei aqui realmente senti o sentimento de festival, que é de alegria, também a tristeza que faz parte do esporte. Que esse jardim chamado judô possa florescer com os princípios éticos e os valores morais que a modalidade nos ensina.”
Todos os atletas receberam uma medalha de participação. As dez equipes mais bem colocadas no festival receberam um troféu de premiação. Confira a classificação final:
1º lugar – Associação Recreativa Cultural São Bernardo
2º – Judô Dell’Antonia
3º – Colégio Singular Santo André
4º – Instituto Hungaro/EG
5º – Colégio Etip
6º – CESA Santo Alberto
7º – Colégio Singular São Bernardo do Campo
8º – Dojo Otogai
9º – Colégio Educandário
10º – Associação Desportiva Santo André.
Texto/fotos: Ramon de Castro/CAA