As ações do Outubro Rosa do Aramaçan foram um sucesso, com a participação de centenas de associadas. Mas a prevenção ao câncer de mama deve ser mantida durante todo o ano.

O dr. Maurício Magalhães Costa, chefe da Mastologia da Conexa, ecossistema digital de saúde integral, explicou a News Aramaçan Online que a prevenção primária são aqueles hábitos saudáveis e rotineiros que adquirimos ao longo de nossa vida. No caso do câncer de mama, estar dentro do peso ideal, praticar exercícios físicos e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas são condições extremamente desejáveis. “O uso abusivo de hormônios e a reposição hormonal prolongada em mulheres de alto risco não devem ser encorajados”.

A prevenção secundária é o diagnóstico precoce da doença e dispõe de três linhas: autoexame, exame clínico e os métodos por imagem.

O autoexame, que a mulher realiza sozinha, identificando lesões mamárias suspeitas, que posteriormente serão esclarecidas por um mastologista, deve ser feito mensalmente durante o banho ou em frente ao espelho. “O autoexame é um método muito importante e não deve ser negligenciado, apesar de não permitir o diagnóstico de lesões impalpáveis. É o método que talvez levem mais as mulheres a procurarem um médico” disse o dr. Maurício.

No exame clínico, realizado no consultório médico, são examinadas as axilas e as mamas de maneira mais criteriosa. Ele deve ser feito uma vez ao ano, durante o exame ginecológico.

E, por fim, devem ser feito os métodos de imagem, como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. A mamografia é o melhor método de imagem utilizado. A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que seja realizada anualmente a partir dos 40 e até os 70 anos de idade.  Para as mulheres mais jovens, deve-se associar a ultrassonografia a outros métodos.

Nos casos de mulheres de alto risco, ou seja, aquelas que possuem histórico familiar de câncer de mama, portadoras de mutações genéticas, a ressonância magnética pode ser incorporada por decisão médica, pois o exame não serve como método de rastreio para todas as mulheres.

Diante de qualquer suspeita, as mulheres devem procurar um mastologista, mas sempre tendo em mente que 90% dos nódulos e qualquer outra alteração mamária não são câncer.

“Hoje o tratamento precoce significa cirurgias mais conservadoras, com melhores resultados estéticos, com menos efeitos colaterais e com muito mais chances de cura. Espero que essas informações sejam úteis e ajudem muitas mulheres na prevenção do câncer de mama”, finalizou o dr. Maurício.

*Doutor Maurício Magalhães Costa é mastologista, membro da Academia Nacional de medicina, mestre e doutor em Ginecologia pela UFRJ e chefe da Mastologia da Conexa, ecossistema digital de saúde integral.

Texto/edição: Peter Suzano