Durante o mês de setembro, o Clube Atlético Aramaçan realizou ações de conscientização para a campanha nacional “Setembro Amarelo”.

No dia 10 de setembro, domingo, o Núcleo da Mulher do Aramaçan realizou uma ação de conscientização com a distribuição de chaveiros aos associados. Na quarta, dia 20 aconteceu a palestra “Chegou a Hora de Viver uma Nova História”, com Kely Marotti no Teatro Aramaçan. O evento foi aberto ao público externo. As alunas do SABE também participaram da Campanha Setembro Amarelo do Aramaçan. No dia 29 de setembro, sexta-feira, elas usaram peças de roupa da cor amarela como forma de conscientização a prevenção do suicídio.

Foram feitas postagens em nosso site com diversos links como as cartilhas “Informando Para Prevenir” e “Como Ajudar?”, materiais informativos produzidos pelo Conselho Federal de Medicina, CFM em conjunto com a Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP.

Anualmente são registrados aproximadamente 12 mil suicídios no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, estimasse que este número seja ainda maior, devido a subnotificação dos casos. Diante desta triste realidade, desde 2015 a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina, CFM, e o Centro de Valorização da Vida, CVV organizam nacionalmente o “Setembro Amarelo”.

O principal objetivo é conscientizar a população e fomentar ações efetivas para a prevenção de doenças que levem a pessoa ao suicídio, pois cerca de 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais como a depressão e a bipolaridade.

“Desde a sua criação, temos percebido o crescimento do engajamento da sociedade civil na campanha. Entendemos que só é possível trabalhar prevenção do suicídio por meio da conscientização da sociedade e consequentemente a quebra de preconceitos. A melhor maneira de se fazer isso é com a participação ativa da própria sociedade, seja de maneira organizada, em empresas, clubes, associações, escolas e demais, seja de forma individual” disse Carlos Correia, voluntário e porta voz do CVV.

O CVV, é uma das ONGs (Organizações Não Governamentais) mais antigas do Brasil, atuando no apoio emocional e na prevenção do suicídio através do telefone 188. Fundado em 1962, na cidade de São Paulo, o CVV conta atualmente com cerca de 4 mil voluntários em mais de 120 postos.

O atendimento é realizado gratuitamente durante os 365 dias do ano, 24 horas por dia. As ligações são sigilosas e os voluntários do buscam ouvir aquele que busca apoio com respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio.

Outras formas de contato podem ser conferidas no site: www.cvv.org.br, onde também é possível se informar sobre o posto do CVV mais próximo, como se tornar voluntário, ter acesso a materiais como vídeos, cartilhas, boletins, notícias entre outras informações.

Origens da Campanha

Não é por acaso que setembro é considerado o mês mundial de prevenção ao suicídio. Tudo começou quando um jovem de 17 anos, Mike Emme cometeu suicídio sem que nem a família nem os amigos percebessem qualquer sinal de problemas psicológicos com o garoto.

No funeral seus amigos manufaturaram cartões e fitas amarelas, fazendo referência a cor do carro de Mike, um Mustang 1968. A mensagem era clara: “Se precisar, peça ajuda”.  A ação se espalhou pelos Estados Unidos e diversos jovens passaram a usar cartões amarelos para pedir ajuda e a fita se tornou um símbolo.

Em 2003 a Organização Mundial de Saúde, OMS instituiu o dia 10 de setembro como o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”. No Brasil, aproveitando a data da OMS, institui-se em 2015 à campanha de prevenção e conscientização contra o suicídio “Setembro Amarelo”, fruto da parceria entre ao ABP, CFM e o CVV.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado se envolveram na participação em todos os cantos do país. Monumentos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional em Brasília, o Estádio Beira Rio no Rio Grande do Sul e o Elevador Lacerda em Salvador se iluminam da cor amarela durante todo o mês. Clubes como Santos, Flamengo e Vitória da Bahia também se engajaram. Todas as pessoas podem se mobilizar usando uma fita amarela ou vestindo amarelo, e buscando informações confiáveis. Participe!

Reportagem/foto/edição: Peter Suzano