Durante o mês de setembro, o Clube Atlético Aramaçan realizou ações de conscientização para a campanha nacional “Setembro Amarelo”. No dia 10 foram feitas postagens em nossas redes sociais onde foram disponibilizados canais de apoio como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e o RAPS, (Rede de Atenção Psicossocial) que pertence ao SUS (Sistema Único de Saúde). O Grupo de Teatro Aramaçan, realizou uma apresentação musica com os alunos e entregou brindes aos associados na quinta, dia 18.
Anualmente são registrados aproximadamente 12 mil suicídios no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, estimasse que este número seja ainda maior, devido a subnotificação dos casos. Diante desta triste realidade, desde 2015 a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina organizam nacionalmente o “Setembro Amarelo”.
O principal objetivo da campanha é conscientizar a população e fomentar ações efetivas para a prevenção de doenças que levem a pessoa ao suicídio, pois cerca de 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais como a depressão e a bipolaridade.
“O suicídio é um fenômeno muito complexo e por isso a prevenção deve ser feita em rede. Assim, poder público, profissionais de saúde, familiares, educadores, o CVV e toda a sociedade civil, de forma geral, podem contribuir nesta rede pela vida”, disse o CVV por meio de sua assessoria de imprensa.
O CVV, é uma das ONGs (Organizações Não Governamentais) mais antigas do Brasil, atuando no apoio emocional e na prevenção do suicídio através do telefone 188. O atendimento é realizado gratuitamente durante os 365 dias do ano, 24 horas por dia. As ligações são sigilosas e os voluntários do buscam ouvir aquele que busca apoio com respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio.
Reportagem: Peter Suzano
