Futevôlei no Aramaçan

As atividades do Futevôlei:

– Bate bola aos sábados até às 14h00 e aos domingos após às 13h30

– Participação no Campeonato Paulista da Federação de Futevôlei.

 

História do Futevôlei:

Ninguém jamais saberá quem foi o inventor desse jogo. Certamente, os pioneiros deste esporte foram garotos cariocas conhecidos como “praieiros e ratos de praia”, liderados pelo arquiteto e esportista Otávio Moraes, o TATÁ.

– No ano de 1962, em plena época da ditadura, com a polícia proibindo a prática do futebol e linha de passes na praia a partir de um horário definido, Otávio e seus amigos resolveram jogar futebol utilizando as traves (sem redes) das quadras de futebol de areia. Riscavam com os pés os limites da quadra, semelhantes à de vôlei e os jogadores podiam tocar a bola com os pés ou com a cabeça, como no vôlei, a bola não podia tocar no chão dentro da área demarcada.

Essa quadra ficava em frente à Rua Bolívar e era famosa na época, pois nela jogava uma equipe formada por jogadores olímpicos e da seleção brasileira de futebol. Inicialmente, o futevôlei era jogado com seis jogadores, igual ao vôlei.

– Em 1965, Otávio levou o futevôlei para a Rua Joaquim Nabuco, no Posto 6. Ali, outros pioneiros foram seduzidos pelo joguinho, que o chamaram também de “pévolei”.

– Na década de 1990, o surgimento das primeiras associações e federações estaduais.

– Em 1998, foi constituída a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv), na cidade de Goiânia (Goiás).

– No ano de 2002 foi fundada a Federação Internacional de Futevôlei – FIFV.

– Em 2003, o esporte foi oficializado pela FIFv, realizando o Primeiro Mundial em Atenas (Grécia), com a participação de 18 duplas.