História do Tamboréu

TAMBORÉU NO ARAMAÇAN

As atividades do Tamboréu:

– Copa Brasil de Tamboréu

 

HISTÓRIA

O Tamburello ou (Longue Paume) era praticado na Europa no século XVI, sob o nome de “Game jardim de palmeiras.”

Embora Filippo Piana na “História da Tamburello”, publicado cialis or viagra em 1995, descreve jogos de bola com acessórios de pele de cordeiro em uma armação de madeira que apareceram esporadicamente em 600 e 700 , principalmente na Toscana e Roma, mas é cerca de metade do século passado que a Tamburello começa a florescer. Em 1861 os primeiros tamburellos foram fabricados. 1890 é um marco importante para o esporte na Itália. Apresentado como o ano do seu reconhecimento como um jogo, pela Federação de Ginástica de Itália , a agência que regulava no momento do esporte italiano.

O Tamboréu foi introduzido no Brasil pela cidade de Santos que passou a ser jogado por muitos na Baixada Santista, em São Paulo, no ABC e no Interior (Campinas e Valinhos), a modalidade é uma derivação do chamado “Tamburello”, esporte praticado na Itália.

Foram justamente dois italianos conhecidos na época por Donatellis, que trouxeram a novidade para terras santistas, em 1936.

A versão italiana era jogada em quadras de saibro, mas os dois estrangeiros não encontraram local adequado para praticar em Santos, recorrendo à praia.